ISPTEC NA LUTA CONTRA A COVID-19 APRESENTA O DISPOSTIVO AUTOMÁTICO DE LAVAGEM DE MÃOS

IMAGENS

1

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências – ISPTEC, ciente da situação de pandemia que assola o país e o mundo com a propagação do coronavírus, que tem infectado milhares de pessoas diariamente, tem incentivado os seus docentes e estudantes a apresentarem ideias que possam minimizar os impactos desta pandemia. Respondendo a este desafio, o estudante finalista Gertrudes Paulo, do curso de Engenharia Eléctrica do ISPTEC, com a participação do Sr. Antonio Fernando Aragão e coadjuvado pelos docentes Rogério Apolinário e Debs Tavares, desenvolveu um dispositivo que contém um sensor que permite a lavagem das mãos sem que o utilizador toque no dispositivo.

O referido dispositivo é constituído por uma máquina que contém duas saídas ligadas a dois reservatórios, um contendo água com detergente desinfectante e outro com água potável. A existência de um circuito electrónico auxilia todo o processo da lavagem das mãos sem tocar em nada, apenas aproximando a mão ao sensor.

O sensor deste dispositivo é feito da junção de um foto díodo com um díodo emissor de luz infravermelho, estando os mesmos acoplados a um comparador feito de amplificador operacional que está colocado na parte frontal do protótipo. Este sensor, ao detectar a presença de algum corpo, neste caso as mãos, envia uma informação ao microcontrolador, que é responsável por todo processamento e decisão, acende uma luz verde que indica a detecção do corpo. De seguida, é accionada uma bomba (normalmente usada nos para-brisas dos carros) que permite a saída do líquido desinfectante, durante 5 (cinco) segundos. Para completar a lavagem das mãos, o utilizador deve aproximar a mão do mesmo sensor para acionar a segunda bomba que permite a saída de água potável para enxaguar as mãos durante 7 (sete) segundos. No final do processo de lavagem das mãos, o dispositivo acende uma luz vermelha a indicar que o processo foi terminado e automaticamente as bombas são desligadas.

O dispositivo aqui retratado, é simples, funcional e a sua utilização representa uma medida de apoio à lavagem das mãos, essencial para a redução da propagação do vírus.

Assessoria de Comunicação e Imagem - ISPTEC

Veja também

ESTUDANTES DO ISPTEC DESENVOLVEM APLICATIVO PARA APOIO NA LUTA CONTRA A COVID-19...

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências – ISPTEC, ciente da situação de pan...

Ler mais

06/05/2020

CERIMÓNIA DE ABERTURA DO ANO ACADÉMICO 2020 NO ISPTEC...

Decorreu no dia o6 de Março, no Auditório Principal do ISPTEC, a Cerimónia de Abertura do Ano Aca...

Ler mais

06/03/2020

ISPTEC PARTICIPA NA CONFERÊNCIA RECICLAR PARA SUSTENTAR...

No dia 28 de Fevereiro, ocorreu na Universidade Lusíada de Angola (ULA), a conferência sobre Educa...

Ler mais

28/02/2020

NOVO WEBSITE DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS...

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências – ISPTEC, na perspetiva da melhoria c...

Ler mais

10/02/2020

ESTUDANTES DO ISPTEC PARTICIPARAM NO PROGRAMA KIMA_2019 DO GRUPO ZAHARA...

Realizou-se no passado dia 16 de Abril, no mini-auditório do Instituto Superior Politécnico de Tec...

Ler mais

05/12/2019

VISITA DA MINISTRA DO ENSINO SUPERIOR CIÊNCIA TECNOLOGAS E INOVAÇÃO E DO SECR...

Decorreu na manhã da passada sexta-feira, dia 04 de Outubro de 2019, nas instalações do Instituto...

Ler mais

04/10/2019